PROJETO Escola Infantil passo a passo para começar a sua
05/03/2020Restaurantes: medidas que reforçam a segurança são principal tendência para 2021.
18/12/2020Depois de 2020, nosso comportamento não será igual. Ao longos dos últimos meses observamos o surgimento de novas rotinas, novas realidades, novos tipos de relações de trabalho, entre outros. E isso, claro, irá se refletir também na forma como pensamos nossos projetos arquitetônicos, o design de interiores e a decoração de nossos lares e espaços comerciais.
Nesse artigo separamos 4 das principais tendências previstas para o ano de 2021 (e para o mundo pós-pandemia). Confira:
1 – Revisão das plantas baixas:
Antes questionada, a necessidade por acessos exclusivos para prestadores de serviços acaba se tornando essencial, assim como a presença de halls de entrada maiores, que possam servir para guardar sapatos e casacos vindos da rua e a ampliação de áreas de lavanderia e depósitos.
Outro fator importante é a adesão de diversas empresas e profissionais ao regime de trabalho e estudo em home office através de seus computadores pessoais, que acabam por ocupar um lugar de maior destaque dentro das residências. Portanto os novos projetos arquitetônicos deverão englobar a necessidade de um espaço inspirador para o trabalho e o estudo.
2 – Arquitetura Escandinava:
O estilo desenvolvido no século XX é mais conhecido por sua simplicidade, praticidade e funcionalismo, oferecendo aos ambientes um maior aconchego e um aspecto mais clean. Outras características são a utilização de tons monocromáticos, em especial brancos, cinzas e beges, que dão aos cômodos uma sensação de amplitude, além de prezar pela iluminação natural dos ambientes.
3 – Sustentabilidade aliada à tecnologia:
O desenvolvimento sustentável é uma das grandes preocupações do século, preocupação essa que deverá ser refletida também nos projetos arquitetônicos e de design de interiores, desde a preocupação em minimizar impactos da construção, até a escolha dos materiais, dando preferência por matéria prima natural, assim como itens reaproveitados ou recicláveis.
Outra forte tendência nesse sentido é a utilização de painéis solares, que garantem a geração de energia limpa e renovável.
Trabalhos de paisagismo e a inclusão de plantas na decoração de interiores também trazem essa ideia de sustentabilidade, aproximando as pessoas do verde e da natureza.
Aliado a isso, devemos observar cada vez mais casas e comércios tecnológicos, baseados em internet das coisas, com o uso de aplicativos para o gerenciamento de tarefas e sistemas automatizados controlados por aparelhos smarts. Outro exemplo é o uso de robôs de limpeza.
4 – Design Industrial:
O design industrial se torna cada vez mais presente, em especial nas grandes cidades e em ambientes reaproveitados, como antigas indústrias convertidas em lofts, escritórios e residências. O estilo também se conecta a ideia de sustentabilidade, uma vez que utiliza estruturas e materiais pré-existentes, optando também pelo uso de tijolos e encanamentos aparentes, além de lajes rústicas.
A primeira vista, o estilo pode parecer mais rígido e menos aconchegante, mas, com um bom projeto de design de interiores, é possível atingir o equilíbrio perfeito entre charme, praticidade e conforto.
Precisando de inspiração para seus próximos projetos? Então confira mais dicas em nosso blog ou então entre em contato com a nossa equipe para desenvolver um projeto que case perfeitamente com você.