Arquitetura de Interiores

O que é Arquitetura de interiores?

A arquitetura de interiores é uma das competências mais buscadas entre as várias possibilidades da arquitetura. Ela garante que os projetos tenham beleza, harmonia, conforto e praticidade.

A importância da arquitetura de interiores é muito grande. Afinal, boa parte de nossas vidas passamos no interior de construções.

A arquitetura de interiores tem o poder de transformar os momentos do dia a dia em experiências mais agradáveis!

Do supermercado à sua residência, do seu trabalho ao consultório médico, são vários os espaços que ocupamos diariamente e, por isso, eles precisam estar adequados às nossas necessidades.


O que faz um arquiteto de interiores?

O arquiteto pode trabalhar em diversas áreas, como projetos de casas e prédios, urbanismo, paisagismo, design de interiores e design de produtos. Na arquitetura de interiores, ele é responsável por projetar ambientes com maior funcionalidade, sem deixar de lado o conforto e a decoração.

É papel do arquiteto fazer também a planta do projeto de arquitetura e uma lista com os materiais que deverão ser utilizados na construção, seguindo as diretrizes do proprietário. Desta forma, ele pode tanto atuar sozinho quanto acompanhar um engenheiro civil na execução de uma obra, além de focar seu trabalho na parte estética e na gerência dos custos.


O arquiteto de interiores deve pensar na disposição dos móveis, criando espaços apropriados para a circulação e o descanso. Ele também leva em conta a ergonomia dos ambientes, a acústica e a luminosidade, criando mais conforto de acordo com o tamanho dos ambientes.


Criação de móveis

O arquiteto também pode desenhar os móveis, criando mobiliários sob medida ou encontrando os modelos que irão compor os espaços. Além disso, ele ajuda o cliente a escolher outros itens de decoração.


Projetos de interiores

Para realizar um projeto de interiores, é importante que uma pergunta seja respondida: qual é a funcionalidade daquele espaço?

A partir deste ponto, o arquiteto pensará nas soluções mais apropriadas - e criativas - para atender especificamente essas necessidades, sem deixar de lado as questões estéticas e de praticidade, aproveitando melhor todo o espaço.

O arquiteto, portanto, consegue otimizar ambientes grandes ou pequenos, tornando-os mais adequados para a utilidade que eles devem ter aos seus ocupantes.

Qual a diferença de arquitetura e design de interiores?

A diferenciação entre a arquitetura e o design de interiores costuma gerar dúvidas nos clientes. Sem conhecer claramente as atribuições de cada profissional, isso pode gerar uma contratação equivocada.

O designer de interiores, por exemplo, não pode validar reformas nas estruturas do ambiente. Se você desejar alterar uma parede, será necessário o aval de um arquiteto ou engenheiro, garantindo a segurança do projeto.

Com o arquiteto, no entanto, você pode realizar mudanças mais profundas no ambiente, cuidando de obras de construção, reformas ou outras adequações dos espaços.


Espaços originais que celebram
a individualidade de cada cliente.

O Studio Pepe Arquitetura dedica-se à elaboração de projetos de arquitetura diferenciados, de acordo com o perfil, necessidades e anseios de cada cliente.

 

Entre em Contato!