4 tendências em arquitetura e design de interiores para 2021
10/12/202012 edifícios para ficar de olho em 2021
28/01/2021Os longos meses de pandemia tiveram um enorme impacto sobre toda a indústria de entretenimento e hospitalidade, incluindo hotéis, cinemas, teatros, e claro, restaurantes. Estes espaços foram obrigados, em um curto período de tempo, a reduzir as suas capacidades e implementar novas regras de segurança para garantir a saúde de seus frequentadores.
Nesse artigo, listamos algumas estratégias em design e arquitetura que vêm sendo implementadas em restaurantes ao redor do mundo e que devem ser algumas das principais tendências para 2021. Confira abaixo:
1 – Entradas e lobbies:
Logo na entrada, a tendência é encontrar portas automáticas, que não precisam ser tocadas para serem abertas, eliminando assim superfícies de alto contato como maçanetas. As entradas também devem contar com sinalização contendo instruções sobre os cuidados sanitários e uso obrigatório de máscaras. Marcas no chão e na parede podem ajudar a direcionar os fluxos de entrada e saída e garantir que os clientes se mantenham a uma distância segura uns dos outros.
Os estandes passam a incorporar barreiras de acrílico, evitando assim o contato direto de funcionários e frequentadores. Aparelhos como beepers e pagers, utilizados para controlar o tempo de espera, deverão ser higienizados com uma maior frequência.
2 – Pedidos por celular e “pague e leve”.
De forma a continuar evitando aglomerações, muitos restaurantes deverão continuar incentivando o uso de serviços de “pague e leve” e delivery por aplicativos de celular, além de implementar outras formas de pagamento eletrônico, reduzindo assim o manuseio de dinheiro.
Uma boa alternativa para isso é criar quiosques externos onde os clientes possam esperar pelos seus pedidos. Alguns aplicativos presentes no mercado já permitem também que os consumidores sinalizem o restaurante quando chegarem para retirar seus pedidos, permitindo que eles permaneçam dentro do carro. Assim, é possível planejar zonas de embarque próximas as portas laterais ou em algum setor do estacionamento de forma a manter o distanciamento.
3 – Assentos
Um dos maiores desafios enfrentados pelos restaurantes é continuar servindo sem colocar em risco a saúde de seus clientes. Para isso, as mesas passam a ficar a uma distância maior umas das outras e muitos estabelecimentos começaram a limitar a quantidade de assentos. Muitos bares e cafés também implementaram barreiras de plexi-vidro separando os assentos individuais e pares de assentos.
Além disso, os próprios materiais de confecção dos assentos estão sendo revistos, substituindo tecidos e estofados por materiais de mais fácil limpeza, como metal e madeira.
Para compensar o espaço perdido, uma opção é aumentar a disponibilidade de mesas externas, seja em pátios, calçadas, ou áreas antes destinadas para estacionamentos. Em alguns países, as prefeituras estudam o fechamento de ruas centrais para que os estabelecimentos possam oferecer assentos adicionais.
4 – Experiência do cliente
A tendência para o futuro é que menus físicos sejam substituídos por menus em QR, que, além de mais seguros e ecológicos, ainda oferecem ao cliente acesso rápido a diferentes opções como alimentos, bebidas, pratos especiais e opções de happy hour.
As operações de self-service deverão ser reavaliadas ou totalmente eliminadas. Caso o estabelecimento opte por manter uma área de bufê, a recomendação é que os garçons sejam posicionados de forma estratégica para servirem os clientes, evitando a contaminação.
Condimentos antes deixados à mesa deverão ser entregues aos clientes em seus pratos ou ramequins, assim como canudos, que deverão ser entregues embrulhados ao invés de inseridos diretamente nas bebidas.
5 – Funcionários e equipe de cozinha
Os funcionários e a equipe da cozinha deverão tomar precauções extras, como o uso de máscaras e luvas ao manusear os alimentos, evitando assim a sua contaminação. Alimentos como pães, por exemplo, não devem ser manuseados diretamente, mas sim através do uso de pinças e pegadores. Uma vez que a comida tiver sido colocada no prato do cliente, ela não deverá mais ser removida.
O espaço da cozinha também deve ser pensado de forma a garantir o maior distanciamento possível entre os funcionários; Além disso, a inserção de placas e outras formas de sinalização podem alertar os funcionários para a necessidade de lavar as mãos com frequência.
Toalhas de mãos e desinfetantes também estão sendo incluídas ao lado de máquinas de cartão, para que o funcionário possa limpar as mãos após cada uso.
6 – Banheiros
Para os banheiros, a tendência é incorporar sistemas automatizados para as descargas, porta sabonetes, dispensers de papel e pias com sensores. Áreas de alto contato como assentos sanitários e trocadores de bebê deverão ser higienizados com bastante frequência.
Os estabelecimentos também devem considerar a troca de portas de puxar ou empurrar por portas automáticas. Pias para a higienização das mãos também podem ser adicionadas próximas às saídas dos banheiros.
Gostou desse artigo? Então confira nosso blog e fique por dentro de tantas outras dicas e tendências em arquitetura e design de interiores. Caso precise de ajuda em seus futuros projetos, entre em contato com a nossa equipe.
Fonte: https://www.lunz.com/expert-articles/applying-2021-design-trends-restaurants/