Como pensar o estilo escandinavo para o seu projeto de arquitetura
28/09/2018Como projetar um quarto de criança
05/10/2018As tecnologias na construção civil também estão evoluindo e proporcionando novas possibilidades para criar espaços cada vez mais personalizados. Entre essas possibilidades, estão os grandes vão – ou aberturas entre pilares ou outros pontos de apoio, deixando o ambiente com elementos mais leves e de poucas dimensões.
Optar por fazer um desses vãos vai muito além da questão estética do projeto ou por vaidade do engenheiro ou arquiteto. Os grandes vãos podem assumir papéis bastante funcionais nos projetos de arquitetura, ajudando a aproveitar melhor os espaços e torná-los mais propícios ao que você deseja.
Como pensar um vão em seu projeto
Projetos arquitetônicos com grandes vãos não são uma invenção moderna, mas a maneira como eles são construídos hoje em dia está dotada de tecnologia e novas estratégias.
Ao perceber a necessidade de construir um grande vão, essa ideia deve nortear todo o projeto. É preciso ter uma boa noção entre o vão e o espaço que ficará disponível para que a estrutura seja construída. Para isso, é essencial que o arquiteto estude as melhores soluções existentes e compreenda as técnicas para trabalhar melhor com cada material, incluindo o maquinário que deverá ser usado.
Afinal, o vão deve, antes de tudo, ser seguro para todas as pessoas que trabalham ou vivem naquele ambiente. Ele deve ter estabilidade, evitando a deformação de pilares, lajes e vigas.
Custo-benefício do projeto
A construção de um vão livre pode deixar o projeto mais demorado e também mais caro, tanto pela disposição da mão de obra quanto pelos materiais, como concreto e aço, que exigem um maquinário específico. Isso pode fazer com que muitas pessoas desistam do projeto ao estabelecer um orçamento mais enxuto.
No entanto, o custo-benefício deve ser analisado de acordo com as atividades daquele ambiente e uma maior economia também de espaço, deixando lugares mais amplos e fáceis de ocupar.
Entre em contato para planejar o seu projeto de arquitetura! Aproveite e veja mais dicas e conheça nossos projetos em nosso blog.