Projeto de arquitetura para varandas: o que você precisa saber
25/03/2019PROJETO Escola Infantil passo a passo para começar a sua
05/03/2020Quem gosta de deixar sua casa elegante, ou mesmo caprichar na hora de decorar um jardim, um cômodo, um local de evento seja ele de pequeno ou grande porte, uma sala de reuniões em seu ambiente de trabalho ou qualquer outro local em que deseja dar um toque elegante e harmonioso, não pode deixar de pensar na composição decorativa sem o uso de elementos da natureza, por meio de um projeto de paisagismo.
Utilizado como estratégia decorativa que dá suavidade e vida aos projetos, o paisagismo vem crescendo cada vez com mais força no mercado brasileiro, sendo uma alternativa decorativa inspiradora tanto para profissionais da área de arquitetura e decoração quanto para o público, que pode se render aos encantos de diversas possibilidades decorativas para agregar valor a um determinado ambiente.
O mais importante a se entender, quando se fala de projetos de paisagismo, é que eles não se limitam apenas a áreas externas, mas servem também para qualquer área interna. O uso de seus critérios estéticos é uma tendência e também solução para os ambientes urbanos, sejam casas em condomínio fechado, com espaços amplos, como salas, varandas e jardins de inverno ou mesmo um apartamento pequeno. O que vale é usar a criatividade e ter senso estético!
Por isso, acompanhe algumas dicas incríveis que separamos para você. Elas poderão ajuda-lo a pensar em alternativas de decoração com paisagismo de maneira funcional e, principalmente, a priorizar conceitos que envolvam sua personalidade, inspirações, desejos, sentimentos e mensagens que se deseja transmitir por meio do uso de flores, plantas, iluminação, itens decorativos e outros tantos acessórios que compõe a ambientação de um projeto paisagístico. Confira!!!
Dica 1. Acerte nos tons das plantas e os ajuste à sua mobília e paredes
O uso de plantas na decoração é de uma riqueza impressionante devido à quantidade de cores, formas, aromas e texturas que elas possuem. Quando são combinadas com os demais itens de decoração de um determinado ambiente, dão charme e nova vida a qualquer espaço. Fique tranquilo: não tem como errar! Tente usar em alguma parede principal ou secundária uma pintura ou papel de parede em tonalidades mais escutas, como nas cores pretas ou marrons. Isso dará grande sofisticação ao ambiente quando forem combinadas com o verde e o colorido das plantas.
Dica 2. Escolha plantas de fácil manutenção para ambientes internos
Fique muito atento para trabalhar aspectos que contemplem a iluminação do ambiente, sua ventilação, a metragem do espaço em que colocará as plantas e de que maneira fará a manutenção das mesmas. Para que muitos tipos de plantas sobrevivam, elas precisam de muita luz e água. Então, esteja sempre atento a isso e pesquise as características de cada perfil que você for utilizar. Em situações de viagem, tenha sempre alguém que
possa ficar com a chave da sua casa para que essa pessoa cuide com delicadeza de suas plantas! Agora, se você dispõe apenas de um ambiente com pouca luz, escolha as espécimes arbóreas, de fácil cuidado, como é o caso das suculentas, que você só vai precisar dar água uma vez por semana.
Dica 3. Ouse nos objetos utilizados para plantar
Quanto mais criatividade nos objetos em que você irá plantar suas mudas, mais personalidade e charme seu ambiente terá. E, em se tratando de plantas, vale tudo!
Arrisque no uso de garrafas, baldes, canecas, chaleiras, cestos, regadores e o que tiver à sua disposição para deixar sua decoração com um estilo super original. Agora, se você tem um gosto mais tradicional, opte por cachepôs e vasos mais harmoniosos, que contenham elementos alinhados à sua decoração. Para áreas externas, se você deseja colocar algumas plantas em seu terreno no jardim, mas não deseja plantá-las no solo, tenha atenção: utilize peças específicas para suportar as intempéries como calor, chuva
e umidade!
Dica 4. Faltou espaço? Use jardins suspensos!
Esta dica vale principalmente para quem não dispõe de espaços muito avantajados.
Incorporar um jardim suspenso pode transformar um ambiente, ainda que seja pequeno. Colocados de maneira fixa nas paredes, os jardins suspensos ocupam pouquíssimo espaço e garantem charme e suavidade à decoração, principalmente, em alpendres e varandas.
Dica 5. Quebre a monotonia dos corredores
É isso mesmo! Arrisque usar plantas em corredores! Mesmo que eles tenham pouca iluminação natural, você pode deixa-los com mais encanto, brincando com o uso de vasos e fazendo algum acabamento especial nas paredes. Uma dica super em alta é usar acabamentos com painéis de bambu – elemento sustentável e de baixíssimo custo!
Dica 6. Fique atento à iluminação natural
A orientação do sol é um item fundamental para quem deseja incorporar um projeto de interiores e exteriores que se utilize de paisagismo. Afinal, a luz do sol dá riqueza e harmonia ao cenário, deixando-o muito mais natural e criando um ambiente alegre, tranquilo e com beleza que a luz artificial nem sempre é capaz de apresentar. Além do mais, a luz do sol é muito importante para que as plantas façam fotossíntese, e isso colabora com a circulação do ar e sua pureza, o que é uma excelente vantagem para
quem usa plantas em todos os tipos de ambiente. Ou seja: quanto mais plantas, mais saúde para quem circula por estes espaços!
Dica 7. Estabeleça um padrão de cores e texturas
Evite fazer uma salada de plantas e cores. Isso empobrecerá seu projeto. Repita as cores principais e as texturas utilizadas em peças, procurando trabalhar com variações delas por meio da apresentação de formatos diferentes, criando padrões simples e harmônicos de composição. Isso dará um ar de sofisticação e bom gosto ao seu projeto, além de agradar aos olhos de quem o visita.
Dica 8. Escolha peças decorativas que tenham o seu estilo
Evite gastos desnecessários e visite lojas especializadas em paisagismo. Nelas você encontrará uma série de produtos que podem complementar o diálogo entre plantas e objetos. Opte por vasos, mesas, cadeiras e outros objetos que tenham sido fabricados dentro de padrões de sustentabilidade. Isto dará uma concepção de respeito ao meio ambiente e capricho ao seu espaço decorado, além de agradar aos olhos e possibilitar a preservação do planeta!
Como você pôde ver, um bom projeto de paisagismo garante mais vida, alegria, e até ar puro aos ambientes de uma casa. Aproveite e compartilhe este post para que mais pessoas possam usar o paisagismo em seus projetos decorativos!