5 dicas de decoração e estilo para o seu home office
15/03/2021Tendências em “Paisagismo de Interiores” ao redor do mundo
30/04/2021Em um país de predominância de clima tropical (quente e úmido) como o Brasil, manter o conforto térmico dentro das residências pode ser um desafio. E é justamente esse um dos problemas que encontram solução nas casas elevadas do solo. Esse tipo de construção surgido durante o movimento modernista, eleva a base do projeto através de uma estrutura de pilares de tamanhos diversos.
Vantagens das construções elevadas.
Além de, esteticamente, dar uma sensação de leveza ao projeto, esse tipo de estrutura garante um maior controle da umidade e uma melhor ventilação. Além disso, elevar a estrutura pode ser uma solução para terrenos inclinados ou muito íngremes, trazendo benefícios para quem constrói e também para o meio ambiente, uma vez que a área de drenagem do terreno é inalterada e o gasto de energia e produção de entulho são muito menores.
O caso de Brasília
A capital do país, um grande marco da arquitetura modernista no país, a maior parte dos prédios residenciais foram construídos sobre pilotis criando a sensação de integração e liberdade, tornando as construções menos opressivas.
Projetos para se inspirar
Confira abaixo sete projetos de casas elevadas brasileiras selecionados pela Archdaily:
1 – Casa Pipa – Bernardes Arquitetura
Imagem: Ruy Teixeira
No caso da Casa Pipa da Bernardes Arquitetura a elevação do piso garante estanqueidade e ventilação para a laje do piso além de acesso às instalações que passam por debaixo da casa.
2 – Residência W270 – São Paulo Arquitetos + Fabio Jorge Arquitetura
Imagem: Predro Kok
O mesmo conceito se aplica à Residência W270, cuja elevação permite a visitação ás intalações inferiores.
3 – Casa Redux – Studio MK27
Foto: Fernando Guerra.
No caso da Casa Redux, foram utilizadas vigas recuadas que elevam o projeto 50 cm do solo dando a impressão da casa estar flutuando sobre a paisagem,
4- Casa em Ribeirão Preto – SBPR Arquitetos +MMBB Arquitetos.
Foto: Nelson Kon
Aqui, os jogo de níveis trabalha uma ideia de cheios e vazios, favorecendo a circulação de ar e o conforto.
5 – Residência RMJ – Felipe Bueno e Alexandre Bueno.
Foto: Cae Oliveira
A residência RMJ é uma casa térrea elevada de forma a manter as características naturais do terreno e garantir leveza ao projeto.
6 – Residência RR – Andrade Morettin
Foto: Nelson Kon
O projeto de Andrade Morettin também preserva as características naturais do terreno ao elevar a edificação 75 cm acima do solo, favorecendo a estanqueidade e respeitando a natureza.
7 – Casa da Mata – Nitsche Arquitetos
Foto: João Nitsche
Já a Casa da Mata dos irmãos Nitsche foi pensada como um abrigo primordial, totalmente aberto e integrado à paisagem de floresta onde está inserida.
E você? O que achou da ideia de elevar sua construção sobre o solo?
Se está em busca de inspiração para seus projetos futuros, confira mais dicas aqui no nosso blog ou então entre em contato com a nossa equipe para desenvolver um projeto que case perfeitamente com você.