Papel de parede: o que você precisa saber ao escolher
20/12/2018Living Coral: saiba mais sobre a cor de 2019
10/01/2019No momento de construir, reformar ou decorar, a praticidade deve estar sempre presente! Para ambientes frequentados por idosos ou pessoas com deficiências, esses cuidados devem ser redobrados, garantindo que elas tenham mais segurança e conforto no dia a dia.
Algumas dicas simples nos projetos de arquitetura já fazem a diferença ao criar ambientes mais harmoniosos e prontos a oferecer tudo aquilo que as pessoas precisam.
Rampas e elevadores
Sempre que possível, evite os degraus em seu projeto de arquitetura. Use rampas como alternativa e, nos casos em que não for possível evitar as escadas, opte também por um elevador. Existem modelos simples e que atendem especificamente às necessidades de pessoas com a mobilidade reduzida.
Barras de apoio
Muito úteis em corredores e em banheiros, as barras de apoio oferecem mais segurança principalmente para os idosos e outras pessoas que perderam a força nos membros inferiores.
Elas devem ser fixadas nas paredes na altura adequada para permitir a movimentação no espaço. No banheiro, elas são instaladas dentro do box e próximas aos vasos sanitários.
Cadeiras e bancos para banho
Dentro do banheiro há um outro equipamento que pode deixar o ambiente ainda mais seguro. A cadeira ou o banco para banho ajuda nos momentos da higiene diária e pode ser fixada na parede.
Há também a possibilidade de um banco ou cadeira móvel, que pode ser retirado e colocado em outros lugares de acordo com a necessidade do usuário. O importante é que esse espaço seja projetado com o tamanho adequado para receber esses objetos.
Torneiras especiais
Acessórios como as torneiras também melhoram a acessibilidade dentro dos banheiros e das cozinhas. As torneiras especiais são operadas por alavancas, tornando mais fácil o manuseio por quem tem limitações na movimentação dos braços.
Disposição dos móveis
A disposição dos móveis e a organização da casa também são muito importantes para garantir acessibilidade. Ou seja, o caminho deve estar sempre livre, sem empecilhos que possam levar a acidentes domésticos.
Saiba mais sobre arquitetura em nosso blog e entre em contato para realizar o projeto mais adequado às suas necessidades.