Estilo industrial no seu projeto de arquitetura
01/11/2018Estilo folk no seu projeto de arquitetura: entenda o que é
22/11/2018Os rodapés são mais do que protetores da junção entre piso e parede. Eles têm um grande potencial estético para quem já se preocupa com a decoração de seus ambientes, dando a sensação de um acabamento diferenciado.
Veja algumas dicas de como usar o rodapé para dar um ar mais elegante, estiloso e harmonioso para o seu projeto de arquitetura!
Quebrando tons
O rodapé pode ser utilizado como um destaque especial para a sua parede. Independente da cor que você escolher para as paredes, você pode escolher um tom mais claro e sóbrio, dando um tom mais delicado e ajudando a quebrar os tons da parede, oferecendo mais versatilidade.
Para criar a moldura perfeita, você também pode optar por colocar rodateto na parte superior, seguindo a mesma tonalidade do rodapé.
Rodapés maiores
Existem diferentes tamanhos de rodapé. Os maiores são ideais para quem deseja fugir do comum, oferecendo maior protagonismo para essa peça decorativa.
Alguns modelos vêm com uma moldura, que pode chegar até metade da parede. Desta forma, o rodapé ganha um destaque a mais, com um design mais moderno. Você pode optar por um de madeira e então pintar com o tom que combina mais com o ambiente que você deseja personalizar.
Seguindo a mesma cor da parede
Ao invés de apostar no contraste entre a cor da parede e do rodapé, é possível usar a mesma cor para os dois! Isso deixa o ambiente com uma aparência mais moderna, além de deixar a moldura mais discreta e delicada.
Se você quiser deixar com um ar mais refinado, é possível usar ainda um rodameio – uma peça que, como o próprio nome indica, pode ser usada no meio da parede, ampliando o efeito do rodapé.
Moldura de poliestireno
Se um rodapé, rodateto ou o rodameio ainda são insuficientes para o seu projeto, que tal optar por molduras que peguem toda a parede?
A moldura de poliestireno vai do chão até o teto e dá um ar bastante sofisticado e, ao mesmo tempo, ousado para a sua decoração. Ela adquire o papel de protagonista em qualquer ambiente, dando um toque único.
Optando pelo básico
O rodapé mais baixo, branco e liso também é uma opção que não deve ser descartada, se você deseja criar um lugar aconchegante e estiloso. Afinal de contas, mesmo que ele siga um padrão mais discreto, ele faz bastante diferença no resultado final da sua obra.
Veja mais dicas de arquitetura em nosso blog e entre em contato para criar o melhor projeto para o seu ambiente!